Brincando com as Palavras: Quadro Mágico




A estrutura

A dispor as palavras numa matriz quadrada, obtém-se uma estrutura que recorda a dos quadrados mágicos de tipo numérico. As cinco palavras repetem-se se forem lidas da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, ou de baixo para cima. No centro do quadrado a palavra TENET forma uma cruz.

A história do misterioso quadrado


O exemplo mais antigo e célebre é o das escavações de Pompeia, encontrado em 1925. É uma incisão numa coluna do grande ginásio: teve grande importância nos estudos que se fizeram sobre a história do quadrado.

O enigma do significado

É difícil estabelecer com certezas o significado literal da frase composta por estas cinco palavras, já que o termo AREPO não existe estritamente na Língua Latina. Algumas conjecturas sobre esta palavra levam à tradução, com sentido pouco claro, como o semeador, com o seu carro, mantém com destreza as rodas, da qual se tenta tirar algum sentido através da referência a um semeador como citação de um texto dos Evangelhos.
Se se pensar que o termino AREPO é o nome próprio de um misterioso semeador, chega-se à tradução: “Arepo, o semeador, mantém com destreza as rodas”, o que parece aludir a práticas agrícolas.

Comentários

Postagens mais visitadas